O Cidade Empreendedora é uma estratégia voltada diretamente para a gestão municipal. Transforma municípios por meio da melhoria do ambiente de negócios, incentivo ao empreendedorismo e fortalecimento da economia local.
Atua em parceria com as prefeituras, integrando as soluções do Sebrae em um plano estruturado e monitorado para gerar resultados visíveis na gestão pública e no desenvolvimento da cidade.
O Território Empreendedor é uma estratégia de desenvolvimento socioterritorial baseada em cooperação e aprendizado coletivo.
Diferente do foco municipal, aqui promove o desenvolvimento regional, a partir da união entre poder público, setor privado e sociedade civil.
Constrói planos de desenvolvimento sob medida para cada território, fortalecendo identidade local, estimulando inovação e gerando autonomia para um crescimento sustentável e colaborativo
São 10 os eixos principais que organizam as ações, cobrindo todas as áreas essenciais para ajudar um município a começar, acelerar e manter seu desenvolvimento econômico.
GESTÃO MUNICIPAL
LIDERANÇAS LOCAIS E GOVERNANÇA
SIMPLIFICAÇÃO
SALA DO EMPREENDEDOR
COMPRAS PÚBLICAS E ACESSO A CRÉDITO
EMPREENDEDORISMO NA ESCOLA
INCLUSÃO SOCIOPRODUTIVA
IDENTIDADE, VOCAÇÕES E MERCADO
INOVAÇÃO
RESILIÊNCIA CLIMÁTICA E SUSTENTABILIDADE
GESTÃO MUNICIPAL
Promove a qualificação da agenda de desenvolvimento econômico do município por meio de etapas de diagnósticos, levantamento de oportunidades, modernização do arcabouço legal e elaboração de planos, incluindo o monitoramento e avaliação de sua execução.
LIDERANÇAS LOCAIS E GOVERNANÇA
Mobiliza e capacita os atores do desenvolvimento, estimulando o diálogo entre lideranças públicas, empresariais e do terceiro setor para a construção de uma rede de relacionamento convergente ao desenvolvimento. Também trabalha a formação, fortalecimento e gestão de governanças com recortes específicos (bairros, ruas, comunidades), além da preparação do município para atuação por meio de Consórcios Públicos.
SIMPLIFICAÇÃO
Avança em busca da redução da burocracia, implementação e incremento de marcos legais para agilizar o processo de abertura e legalização das atividades econômicas, promovendo a geração de empregos e oportunidades aos seus cidadãos.
SALA DO EMPREENDEDOR
Implanta e qualifica espaços de prestação de serviços ao empreendedor, que vão desde a orientação empresarial básica até a tramitação de documentos e processos relativos ao funcionamento regular das empresas, estimulando o empreendedorismo, a formalização, a competitividade e a inovação dos pequenos negócios.
COMPRAS PÚBLICAS E ACESSO A CRÉDITO
Atua com estratégias de fomento e estímulo ao desenvolvimento pela injeção e retenção de recursos na economia local, facilitando o acesso ao crédito, promovendo a inclusão dos pequenos negócios e agricultores familiares nas oportunidades geradas pela economia do setor público e apoiando o município no planejamento e adequação de seus processos licitatórios para compras de produtos e serviços locais.
EMPREENDEDORISMO NA ESCOLA
Busca ampliar a interação com profissionais da educação a fim de potencializar a implementação da Educação Empreendedora nas escolas, como vetor do desenvolvimento local e fomento das competências empreendedoras nos estudantes, professores e gestores escolares, contribuindo para o exercício da cidadania e a transformação sustentável das realidades.
INCLUSÃO SOCIOPRODUTIVA
Visa a (re)inserção de pessoas com idade para trabalhar e em situação de vulnerabilidade socioeconômica ao mercado de trabalho, via empregabilidade ou empreendedorismo, contribuindo para a geração de trabalho e renda, com viés emancipatório.
IDENTIDADE, VOCAÇÕES E MERCADO
Valoriza as vocações e potencialidades nos territórios a partir da conexão com a identidade local, apoiando setores estratégicos e fortalecendo sua atratividade a fim de consolidar vantagens competitivas na tração de fluxos econômicos, fomentando a economia local e sustentando o processo de desenvolvimento.
INOVAÇÃO
Identifica e conecta os atores que atuam no ecossistema de inovação para promover a sinergia nas cadeias de valor do município. Insere o tema de inovação no setor público, com vistas à sua modernização, digitalização, aumento da eficiência de seus serviços para os empreendedores.
RESILIÊNCIA CLIMÁTICA E SUSTENTABILIDADE
Apoia medidas de adaptação às mudanças climáticas, tais como: prevenção de desastres climáticos; preservação de recursos naturais; reflorestamento e regeneração de ecossistemas; substituição de combustíveis fósseis, produção distribuída e uso de energias renováveis; desenvolvimento de negócios da bioeconomia; coleta seletiva, logística reversa e reciclagem de resíduos.
Busca-se conhecer a fundo um território (através de dados e de experiências), considerando tudo o que já existe nele; construir uma identidade territorial que represente esse território; e identificar os elementos que nos tornam pertencentes ao lugar em que vivemos.
Para isso, o Sebrae identifica lideranças, estuda projetos já implementados, conversa com as pessoas, escuta suas histórias e reúne um grupo diverso e representativo. Em termos quantitativos, o Sebrae constrói um banco de dados para cada território: o DataMPE. Lá, você pode conhecer indicadores demográficos, educacionais, econômicos, empresariais, além de dados relacionados ao comércio exterior e às tendências e potenciais de inovação de cada Território Empreendedor do Brasil.
O foco da estratégia não está apenas na Agenda de Desenvolvimento, mas principalmente nas pessoas, na ativação e mobilização do grupo, na construção de laços afetivos e de confiança, no valor do trabalho coletivo.
A Agenda, apesar de relevante, é uma consequência do processo. Nessa etapa acontece o Programa LIDER, a Identidade Territorial é transformada (profissionalmente) em uma marca ou identidade visual e são construídos os Planos de Comunicação e de Relacionamento do território.
É o momento de sistematizar o que foi construído e planejar a materialização da Agenda. O 1º passo é estabelecer prioridades e promover a conexão entre os desejos e as oportunidades.
Envolve a aproximação com novos parceiros e a abertura do grupo, para que + atores e + instituições possam contribuir com as ações desenhadas em cada eixo. É importante ressaltar que, após a entrega da Agenda, o Sebrae continua desempenhando um papel importante na estratégia, como parceiro perene do desenvolvimento territorial. A terceira fase da estratégia é cíclica e sua duração indeterminada. Nesse momento, o Sebrae coloca-se à serviço dos líderes e de seus parceiros e estimula a integração setor-território por meio de três verticais: LIDERANÇA, POLÍTICAS PÚBLICAS E SUSTENTABILIDADE & INOVAÇÃO.
DOWNLOAD
CATÁLOGO DE TERRITÓRIOS EMPREENDEDORES DE GOIÁS
Conheça os planos de desenvolvimento de cada território
São 9 categorias que reconhecem diferentes aspectos da gestão pública empreendedora
SIMPLIFICAÇÃO
SALA DO EMPREENDEDOR
COMPRAS GOVERNAMENTAIS
EMPREENDEDORISMO NA ESCOLA
INCLUSÃO SOCIOPRODUTIVA
TURISMO & IDENTIDADE TERRITORIAL
SUSTENTABILIDADE E MEIO AMBIENTE
EMPREENDEDORISMO RURAL
GESTÃO INOVADORA
SIMPLIFICAÇÃO
Essa categoria acolhe iniciativas e estratégias de atendimento ao público externo (Sociedade) ou interno (gestores municipais). Reconhece práticas que visem a melhoria no relacionamento com micro e pequenos negócios, empreendedores ou potenciais empreendedores.
SALA DO EMPREENDEDOR
Essa categoria acolhe e premia iniciativas que visam à criação de espaços físicos ou virtuais, com foco no atendimento aos pequenos negócios, tendo em vista o estímulo ao empreendedorismo.
COMPRAS GOVERNAMENTAIS
São bem-vindas práticas de compras governamentais no perímetro Urbano, Rural, da Agricultura Familiar; de Inovação; Editais específicos para MPEs; e outras iniciativas de compras locais e/ou regionais.
EMPREENDEDORISMO NA ESCOLA
Iniciativas com o potencial de promover a ambiência institucional adequada à implementação da educação empreendedora; desenvolver competências empreendedoras nos estudantes, professores e/ou gestores escolares; e disponibilizar conteúdo inovador para os estudantes dentro e fora de sala de aula.
INCLUSÃO SOCIOPRODUTIVA
Esta categoria destina-se a iniciativas de governos municipais que objetivem fomentar o desenvolvimento de pequenos negócios, a inclusão social e produtiva e a inserção econômica de pessoas minorizadas e/ou sub-representadas, por meio do empreendedorismo inclusivo.
TURISMO & IDENTIDADE TERRITORIAL
Nesta categoria são bem-vindas práticas que incentivam as dinâmicas mencionadas acima, de forma sustentável e responsável, levando em consideração o necessário equilíbrio entre o crescimento econômico e a conservação ambiental, práticas de inclusão social e fortalecimento da identidade cultural
SUSTENTABILIDADE E MEIO AMBIENTE
São bem-vindas iniciativas que priorizem ganhos socioambientais, seja por meio de políticas públicas inovadoras, ações de compensação ambiental, investimentos, sanções, conscientização ou por meio de alterações em legislação ou regulamentação
EMPREENDEDORISMO RURAL
As prefeituras podem estimular oportunidades de negócios e despertar o empreendedorismo rural, com vistas à diversificação da economia do território, geração de emprego e renda, agregação de valor da produção, promoção do desenvolvimento sustentável e de melhores condições de vida.
GESTÃO INOVADORA
Reconhece iniciativas da administração pública municipal que promovem a inovação como vetor de transformação da gestão pública e do desenvolvimento territorial. A categoria contempla projetos que utilizam tecnologias emergentes, fomentam ambientes de inovação e estimulam a articulação entre governo,
CURSOS EAD
POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL
Capacitar gestores públicos, privados e do terceiro setor para conhecerem alternativas e exemplos do que pode ser feito na sua região
Quer transformar o ambiente de negócios do seu município? A Agenda da Câmara Empreendedora é um marco estratégico para o desenvolvimento econômico e social local.
Simplificação do Processo de Abertura, Alteração e Baixa de Empresas em Goiânia - GO
Um trabalho técnico e estratégico que aplicou metodologias consolidadas para diagnosticar, mapear e propor melhorias nos processos de abertura, alteração e baixa de empresas.
Preparamos um eBook prático sobre o descarte correto de resíduos para pequenos de negócios. Aprender como descartar os resíduos de forma correta não é só sobre jogar o lixo no lugar certo.
O CiDados é uma ferramenta de inteligência de dados criada para explorar as características e oportunidades do seu município. Ideal para empreendedores e gestores. Quer conhecer mais sobre os dados do seu município e transformá-los em oportunidades de desenvolvimento? o CiDados é a solução ideal para você!
Deseja interagir com os dados do ambiente de negócios por município?
Conheça o painel interativo CiDados e tenha uma visão clara e atualizada dos municípios goianos.